Luis Antonio Ortellado Gómez Zelada

Associado
34 3239-4143, R. 204

Formação

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977) , mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004) . Atualmente é Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Atua na área de Química Orgânica, com ênfase principalmente nos seguintes temas:

• Síntese de derivados orgânicos envolvendo anéis de três membros.
  • Isolamento e caracterização dos constituintes químicos da Eugenia Jambolana.
  • Síntese de derivados do ácido 4-aminolevulínico
  • Síntese de compostos orgânicos de uso potencial como protetores solares

Algumas Publicações Científicas

• OLIVEIRA JÚNIOR, Ivanir de ; ORTELLADO G. Z., L. A. ; CELESTINO, Klecius Silveira . Caracterização de catalisadores para a oxidação de SO2 a base de V2O5.. Ciência & Engenharia, Uberlândia - MG, v. 2, p. 25-31, 1996.
  • SCHUCHARDT, Ulf ; ORTELLADO G. Z., L. A. . Phase-transfer-catalysed Synthesis of Iminoaziridines and Preparation of their Palladium Dichlorides Complexes. Jounal Of Chemical Research S, v. 10, p. 270-271, 1983.
  • SCHUCHARDT, Ulf ; ORTELLADO G. Z., L. A. ; SANTOS FILHO, Pedro Faria dos . New Palladium(II) complexes of 3-(Dialkilamine-2H-azirines).. Química Nova, v. 6, n. 2, p. 69-70, 1983.