Nivia Maria Melo Coelho

Associado
Diretoria: 34 3239-4425/ Laboratório: 34 3230-9516

Formação

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal de Uberlândia e Bolsista de Produtividade a Pesquisa do CNPq. É revisora de vários periódicos destacando: Food Chemistry, Talanta, Analytica Chimica Acta, Journal Brazilian Chemical Society, Journal Agricutural Food Chemistry entre outros. Faz parte do corpo editorial internacional do Journal of the Society for Advancement of Electrochemical Science and Technology.

Atua na área de Química Analítica, com ênfase principalmente nos seguintes temas:

•Química Ambiental
•Análise em Fluxo
•Espectroscopia de Absorção Atômica

Algumas Publicações Científicas

• Coelho, N. M. M.; Rezende, H. C.; Nascentes, C. C. Cloud point extraction for determination of cadmium in soft drinks by thermospray flame furnace atomic absorption spectrometry. Microchemical Journal 97 (2011) 118-121.
  • Coelho, N. M. M.; Alves, V. N.; Mosquetta, R.; Bianchin, J. N.; Roux, K. C. P.; Martendal, E.; Carasek, E. Determination of cadmium in alcohol fuel using Moringa oleifera seeds as a biosorbent in an on-line system coupled to FAAS. Talanta 80 (2010) 1133-1138.
  • Coelho, N. M. M.; Alves, V. N.; Melo, E. I.; ARAUJO, C. S. T. Use of Moringa oleifera lam. seeds as a natural solid adsorbent for removal of Ag(I) in aqueous solutions. J. Braz. Chem. Soc. 21 (2010) 1727-1732.
  • Coelho, N. M. M.; Araújo, C. S. T.; Alves, V. N.; Rezende, H. C.; Almeida, I. L. S.; Assunção, R. A.; Segatelli, M. G. ; Tarley, C. R. T. Characterization and use of Moringa oleifera seeds as biosorbent for removing metal ions from aqueous effluents. Wat. Sci. Technol. 62 (2010) 2198-2203.
  • Araújo, C. S. T.; Coelho, N. M. M.; Alves, V. N.; Rezende, H. C. Development of a flow system for the determination of low concentrations of silver using Moringa oleifera seeds as biosorbent and flame atomic absorption spectrometry. Microchemical Journal 96 (2010) 82-85.
  • Coelho, N. M. M.; Martendal, E.; Alves, V. N.; Araújo, C. S. T. ; Mior, R. ; Carasek, E.; Bianchin, J. N. Development of a flow system for the determination of cadmium in fuel alcohol using vermicompost as biosorbent and flame atomic absorption spectrometry. Talanta 78 (2009) 333-336.
  • Coelho, L. M.; Silva, L. A.; Rosolen, V.; Lima, S. C.; Herpin, U.; Vale, P.N.C.; Coelho, N. M. M. Qualidade dos sedimentos e implicações ambientais no Rio Uberabinha (Uberlândia - MG). Rev. Bras. Geociências 39 (2009) 151-159.
  • Coelho, N. M. M. ; Coelho, L. M.; Arruda, M. A. Z.; Guardia, M. On-line bi-directional electrostacking for As speciation-preconcentration using electrothermal atomic absorption spectrometry. Anal. Chim. Acta 71 (2007) 353-358.