Programa de Pós-Graduação em Química

O objetivo principal do Programa é a formação de recursos humanos de alto nível destinados à docência, à pesquisa científica e tecnológica e em atividades correlatas.

O Programa é uma referência institucional à formação de recursos humanos altamente qualificados e ao fortalecimento do potencial científico-tecnológico para a Região na qual está inserido. É referência na formação de pessoal para docência, colocando no mercado de trabalhos profissionais altamente qualificados em instituições de ensino em nível fundamental, médio e superior. Consequentemente atende uma demanda crescente de professores, resultado direto do aumento do número de instituições de ensino criadas em nível de Graduação e Pós-graduação em Química e em áreas correlatas. A maioria dos egressos atua em atividades de docência nas instituições de ensino das redes particulares, estaduais e federais da Região. A qualificação de profissionais ao nível de doutorado conforme determina o cenário de crescimento da pós-graduação (PNPG - Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010) é também uma das metas do Programa tendo em vista que 50% de todos os egressos deram seqüência à qualificação, após o mestrado, ao curso de doutorado.

O Instituto de Química possui condições muito propícias para colocar tudo isto em prática, pois tem estado muito presente junto a Empresas e Instituições da cidade e da região através, principalmente, da Diretoria de Assessoramento Técnico e Analise Química possibilitando conhecer os problemas mais prementes. Além disso, por sermos uma Universidade relativamente nova (em formação), temos maior facilidade de interação entre Unidades.

Endereço para Correspondência:
Instituto de Química - IQUFU
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química:
Nome: Mayta Mamede Negreto Peixoto
Email: cpgquimica@ufu.br
Telefone: (55) 34 3239-4385
Fax: (55) 34 3239-4208

Programa de Pós-Graduação em Química:
Página: http://www.cpgquimica.iq.ufu.br/
E-mail: cpgquimica@ufu.br