Histórico

O Curso de Química da Universidade Federal de Uberlândia têm sua origem no Curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química. Este último teve suas atividades iniciadas na extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia. Com a criação da Universidade e sua federalização em 1978, o Curso integrou-se à nova estrutura, ficando inserido na estrutura do Departamento de Engenharia Química.

Em 1985, foi extinto o Curso de Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química e criado o Curso de Licenciatura em Química, com seu currículo próprio. A Resolução 02/85 (25/10/1985) do CONSUN desdobra o Depto. de Eng. Química em Depto. de Eng. Química e Depto. de Química. A Resolução 06/86 do CONSUN, (02/07/1986) autoriza a Criação do Curso de Química na modalidade Bacharelado.

Em 1996, foi apresentado um Projeto ao Conselho Universitário estabelecendo normas para o Curso de Pós Graduação em Química, em nível de Mestrado, tendo sido organizado um Regimento para este curso por uma Comissão de Pós Graduação do Instituto de Química. O curso de mestrado foi recomendado pela CAPES em 04 de dezembro de 1997, com início de funcionamento em março de 1998. O curso de Mestrado em Química está baseado em uma estrutura apropriada, de forma a facilitar a interdisciplinaridade dos trabalhos nas linhas de pesquisa nas diversas áreas da Química.

A Resolução 05/99 (21/12/1999) do CONSUN autoriza a criação do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia. O curso de Química do Instituto de Química da UFU, em suas duas modalidades, Licenciatura e Bacharelado, e através do seu Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), visa formar e especializar profissionais altamente qualificados, com uma ampla e sólida base conceitual na área de Química e nas especificidades dessas modalidades com o objetivo de atender as necessidades sociais, locais, regionais e nacionais, em consonância com legislações educacionais e profissionais.

Em 2008, a resolução 08 do CONSUN definiu o desmembramento do curso de Licenciatura e Bacharelado em Química para os cursos de Química Industrial e Licenciatura em Química.

O Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia apresenta um quadro docente constituído por 42 doutores, que aliado à infra-estrutura para pesquisa e ensino, proporciona condições adequadas para formar profissionais que atendam as necessidades descritas anteriormente.