LABIOFOT - Laboratório de Bioquímica e Fotobiologia

Histórico

O Laboratório de Bioquímica e Fotobiologia foi criado em 2005 em uma divisão do Laboratório de Bioquímica e Bioinorgânica.
      O grupo de pesquisa é constituído atualmente por pesquisadores, mestrandos e alunos de iniciação científica dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial , além de várias colaborações externas. As principais técnicas utilizadas no laboratório são a Terapia Fotodinâmica e a Inativação fotodinâmica, além da análise de citotoxidade e potencial antioxidante de produtos naturais do cerrado.
         O grupo de pesquisa têm a colaboração de outros grupos em todo país principalmente em Uberlândia, Ribeirão Preto e São Paulo.
       O trabalho desenvolvido no Labiofot tem grande aplicação na área da saúde tendo como foco o combate a dermatoses. Atualmente, já estão sendo realizados testes práticos em parceria com dermatologistas. O Labiofot também busca a utilização preferencial de produtos naturais em substituição a produtos sintéticos, visando sustentabilidade e a acessibilidade.

Linhas de Pesquisa

• Construção de sistemas de irradiação com diodos emissores de luz;
  • Atividade fotodinâmica de fotossensitizadores naturais e sintéticos em células do sangue;
  • Extração e caracterização de compostos fotoativos e citotóxicos presentes em extratos de plantas;
  • Estudo do processo de inativação fotodinâmica de microorganismos;
  • Preparo e caracterização de formulações lipossomais de compostos fotoativos;
  • Atividade fotodinâmica de fotossensitizadores naturais e sintéticos em Artemia salina;
  • Síntese de fotossensitizadores;
  • Atividade fotodinâmica de fotossensitizadores naturais e sintéticos em células de linhagem tumoral.

Ténicas desenvolvidas/utilizadas pelo grupo

• Terapia Fotodinâmica;
  • Inativação Fotodinâmica;
  • Preparo de Lipossomas pelo método de injeção etanólica;
  • Isolamento de microorganismos;
  • Extração de produtos naturais;
  • Caracterização de produtos naturais;
  • Síntese de fotossensitizadores;
  • Desenvolvimento de sistemas eletrônicos para utilização na terapia fotodinâmica.

Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira

Laboratório de Bioquímica e Fotobiologia