LEA - Laboratório de Espectroscopia Aplicada

Histórico

O grupo é certificado pela Instituição e foi formado em 2003. O grupo de trabalho é constituído por pesquisadores doutores de diferentes atuações (engenharia agronômica, alimentos, meio ambiente) e por estudantes, sendo alunos de iniciação cientifica do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Química e doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Química. Predominantemente, desenvolvemos metodologias analíticas envolvendo a técnica de geração de hidretos acoplados aos sistemas de fluxo e detecção por Espectroscopia Atômica. Os metais-traço investigados são arsênio, selênio, chumbo, mercúrio, entre outros. Recentemente, damos ênfase ao estudo de especiação química e aplicação de sistemas de fluxo no intuito de melhorar a performance analítica, dando ênfase à quantificação dos metais de interesse e/ou especiação de metais em linha. A hifenação dos sistemas de fluxo é realizada a técnicas de medida tais como Espectrofotometria e Espectrometria Atômica com geração de hidretos e o emprego de espectrometria atômica para a determinação de metais de interesse alimentício/ambiental, dando ênfase ao uso da amostragem de suspensões, com a introdução direta da amostra ao sistema atomizador, no intuito de simplificar as operações prévias do processo analítico (envolvendo a amostra e o seu tratamento) são objetivos prioritários para a simplificação e operação de preparo de amostras (ataque ácido) com o emprego de fornos de microondas bem como sistemas de amostragem direta. Outras áreas de interesse são: propostas para descontaminação de águas e fitoremediação. A interdisciplinaridade e coesão do grupo são importantes para que as pesquisas se tornem mais abrangentes e aplicadas. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo são aplicadas e tem o caráter social, desta forma, rompendo as fronteiras acadêmicas através da formação de recursos humanos e direcionados à sociedade.

Linhas de Pesquisa

• Determinação de traço e Química Ambiental.

Ténicas desenvolvidas/utilizadas pelo grupo

• Espectrometria de Infravermelho por Transformada de Fourier;
  • Espectrometria de Absorção Atômica por Chama, Atomização Eletrotérmica e Geração de Hidretos ;
  • Cromatografia Líquida de Alta Eficiência;
  • Análise por Injeção em Fluxo.

Profª. Dr.ª Nívia Maria Melo Coelho

Laboratório de Espectroscopia Aplicada