Antônio Otávio de Toledo Patrocínio

Em exercício
Titulação:
Data de ingresso:
25/01/2011 (13 anos, 3 meses)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Qualificação:

Atua na área de Química Inorgânica, com ênfase nos seguintes temas:

• Fotoquímica Inorgânica
  • Conversão de Energia: Células Solares e Fotossíntese Artificial
  • Compostos de Coordenação de Ru(II), Ir(I) e Re(I)
  • Filmes de óxidos metálicos nanoestruturados
  • Nanotecnologia
  • Dispositivos fotoeletroquímicos
Formação:

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (2009) com estágio sanduíche na University of North Carolina at Chapel Hill. Ganhador do Prêmio CAPES de Teses em 2010, realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (2010) e na Leibniz Universität Hannover, Almenanha (2013, 2016-2018) como bolsista do Programa CAPES/HUMBOLDT. Recebeu o Prêmio Green Talents do Federal Ministry of Education and Research, Alemanha (2012) pela contribuição em pesquisas para o desenvolvimento sustentável. Coordenou o Laboratório Multiusuário do Instituto de Química - UFU (2015-2016). Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Fotoquímica Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Células solares, fotossíntese artificial, combustíveis solares, fotocatálise, filmes nanoestruturados de óxidos metálicos, fotocatalisadores baseados em compostos de coordenação, superfície auto-limpantes e processos fotoinduzidos. É coordenador do Grupo de Pesquisas em Materiais Inorgânicos do Triângulo - GMIT - núcleo emergente de pesquisa FAPEMIG. Atuou como vice-coordenador do N3E - Núcleo de Excelência em Eletroquímica e Energia - Rede Mineira de Química.É representante Brasileiro no grupo de discussões do Mission Innovation Challenge 5 Sunlight Conversion, uma iniciativa global para acelerar a inovação em energia limpa. Atuou em projetos de desenvolvimento tecnológico junto a empresas do setor elétrico e de energia. Como um dos coordenadores do Laboratório de Fotoquímica e Ciência dos Materiais (LAFOT-CM) tem contribuído para o desenvolvimento de novas tecnologias para o aproveitamento/conversão da energia solar, bem como para a formação de recursos humanos qualificados em Química Inorgânica, Fotoquímica, Fotoeletroquímica e química verde. Destacam-se projetos para produção limpa de hidrogênio, redução de CO2 e valorização de resíduos de biomassa por meio de processos fotoeletroquímicos.

Endereço:
Campus Santa Mônica - Bloco 1D