Equipe
Docente

Djenaine de Souza

Professor Associado II - Doutorado - Dedicação Exclusiva
por Portal IQ
Publicado: 01/03/2019 - 11:26
Última modificação: 31/10/2022 - 09:47
Cargo: 
Professor Associado II
Situação Funcional: 
Em exercício
Titulação: 
Doutorado
Data de ingresso: 
17/02/2011 (11 anos, 11 meses, 20 dias)
Regime de Trabalho: 
Dedicação Exclusiva
Qualificação: 

Tem experiência na área de Química Analítica e Química Ambiental, com ênfase em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas:

  • Eletroanalítica aplicada à análise de alimentos;
  • Determinação eletroanalítica de pesticidas e fármacos;
  • Uso de técnicas voltamétricas de pulso, microeletrodos, eletrodos quimicamente modificados, eletrodos de diamante dopado com boro e eletrodos sólidos de amálgama.
Formação: 

Atualmente é Professora Associado do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no Campus de Patos de Minas onde é coordenadora do Laboratório de Eletroanalítica Aplicada a Biotecnologia e Engenharia de Alimentos (LEABE) e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos. É membro da Rede Multidisciplinar de Pesquisa, Ciência e Tecnologia (RMP-CT) sediada no Campus de Patos de Minas, atuando como pesquisadora e membro de comitê gestor. Também é membro da Rede Mineira de Química. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado e doutorado em Ciências, área de concentração em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2000 e 2004), ambos desenvolvidos no Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos (GMEME). Pós-doutorado em Química (Química Analítica) também no Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2004-2007), como bolsista FAPESP. De 06/2007 a 06/2009 foi pesquisadora e professora voluntária do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. De 01/2010 a 02/2011 foi pesquisadora do Grupo de Corrosão e Eletroquímica (GELCOR), do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará, com bolsa de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR). Tem experiência na área de Química Analítica, Química Ambiental, Análise de Alimentos e Química de Alimentos. Especialista em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica aplicada à análise de alimentos; determinação eletroanalítica de pesticidas e fármacos; análise de alimentos e aditivos em alimentos; uso de técnicas voltamétricas de pulso; microeletrodos, eletrodos quimicamente modificados, eletrodos de diamante dopado com boro e eletrodos sólidos de amálgama. Aos 40 anos de idade, com 4 anos como docente em uma IES e sem nenhuma rede de apoio adotou duas crianças, um menino com 2,5 anos e uma menina com 5,5 anos, mas teve direito somente a um mês de licença à maternidade (Parent in Science).

Endereço: 
Campus Patos de Minas
R. Padre Pavoni - 290 - Bairro Rosário
Patos de Minas - MG - CEP 38701-002