João Flávio da Silveira Petruci

Titulação:
Doutorado
Data de ingresso:
01/08/2018 (5 anos, 8 meses, 23 dias)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Qualificação:

Atua na área de Química Analítica, com ênfase nos seguintes temas:

• Instrumentação analítica;
  • Desenvolvimentos de sensores ópticos para análise de gases e vapores;
  • Miniaturização;
  • Dispositivos microfluidicos em papel (µPAD’s);
  • Síntese e aplicação de novos compostos sensores;
  • Eletroforese Capilar.
Formação:

Bacharel em Química Tecnológica (2006) e Doutor em Química Analítica (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). No mestrado, atuou no desenvolvimento de separações de analitos de interesse alimentício, medicinal e ambiental utilizando técnicas relacionadas a Eletroforese Capilar (CZE, MEKC). O projeto de doutorado envolveu a síntese, caracterização e aplicação de novos sensores luminescentes de paládio para quantificação de sulfeto de hidrogênio gasoso. Participante do programa de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES), na Universidade de Ulm - Alemanha, sob supervisão do Prof. Dr. Boris Mizaikoff, com pesquisa relacionada a construção de sensores gasosos utilizando técnicas de absorção na região do infravermelho médio. Realizou também pós-doutorado (FAPESP-BEPE) na Universidade de Ulm, Alemanha (2015) e na Universidade de Basel, Suíça (2017), com o Prof. Dr. Peter C. Hauser. Os interesses de pesquisa são: desenvolvimento de sensores gasosos, métodos analíticos, instrumentação analítica, miniaturização, dispositivos portáteis, micropads, síntese e caracterização de novos compostos sensores, separação em Eletroforese Capilar, ensino de Química Analítica.

Endereço:
Campus Santa Mônica - Bloco 1D