Currículo Lattes e ORCID- Orientações

Assunto:
Orientações:

CURRÍCULO LATTES

O Sistema Currículo Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais bem como pela comunidade científica brasileira como sistema de informação curricular.

Os sistemas ou formulários eletrônicos do Currículo Lattes estão disponíveis no site permanentemente. A qualquer momento os interessados (bolsistas, pesquisadores e estudantes) podem criar ou atualizar seus currículos e enviá-los ao CNPq. Para acessar a plataforma é preciso acessar o site: lattes.cnpq.br

Veja como cadastrar o Currículo Lattes no vídeo abaixo ou no tutorial,  ambos preparados pela Biblioteca UFU.

ATENÇÃO: estudantes de Química Industrial, escolher o curso: Química Industria(106644), estudantes de Química Licenciatura, escolher curso: Química(1429).

ORCID

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) em português ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor é um identificador persistente único e gratuito para os pesquisadores, analistas e acadêmicos. Ele permite e facilita a identificação no âmbito nacional e internacional do histórico de produção científica do pesquisador, e lhe permite controlar quais dados que serão vinculados ao seu identificador e como esses dados se tornarão públicos e compartilhados.

O ORCID pode ser comparado com Currículo Lattes, porém em uma escala internacional, pois pode ser pesquisado por qualquer usuário ou instituição, como editores, repositórios, associações profissionais, universidades, agências de fomento e outros financiadores.

Veja como cadastrar o ORCID no vídeo abaixo ou no tutorial, ambos preparados pela Biblioteca UFU.

PROCEDIMENTO PARA VINCULAR ORCID AO CURRÍCULO LATTES

É importante que o Curriculo Lattes e o ORCID estejam integrados, para isso, acesse o tutorial mostrado abaixo.

1) Acesse seu Currículo Lattes em https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_login.prc_form.

2) Clique no módulo “Dados gerais”.

3) Clique em “Identificação”.

4) Selecione o campo “Outras bases bibliográficas”

5) Clique em “Inserir nova”.

6) Digite seu número ORCID (apenas os números).

7) Clique em “Validar ID” e, em seguida, clique em “Confirmar”. Não esqueça de enviar seu currículo para publicação para atualizá-lo!

8) Dentro de instantes aparecerá, na janela que antecede seu currículo completo, o link do seu ORCID.