Grupo de Pesquisa

por Administrador Portal IQ
Publicado: 24/04/2021 - 19:23
Última modificação: 26/04/2021 - 19:52

O grupo de pesquisa de Modelagem Molecular e Simulação Computacional de Nano-Bio Sistemas está localizado no Laboratório de Cristalografia e Química Computacional (LCQC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). é grupo interdisciplinar que visa caracterizar sistemas na estala manométrica, utilizando métodos de simulação clássicos e quânticos para o desenvolvimento de novos materiais com aplicação em sistemas biológicos ou de novos nanobiossensores com elevada seletividade e especificidade. Os primeiros trabalhos publicados desse grupo de pesquisa permitiu a elucidação do comportamento do biopolímero quitosana em solução aquosa, o qual serviu de reverencia para muitos grupos teóricos e experimentais. Mais recentemente o grupo de pesquisa foi bem sucedido em utilizar simulações computacionais para propor e prever o funcionamento um nanobiossensor para a detecção de herbicidas.

Áreas de atuação:

• Simulação de sistema biológicos utilizando modelos clássicos;
  • Caracterização molecular de nanopartículas de quitosana em solução para descontaminação ambiental e regeneração celular;
  • Controle Molecular no desenvolvimento de nanobiossensores;
  • Modelagem Molecular aplicada no estudo de moléculas que afetam o sistema nervoso
  • Criação de novos métodos computacionais para diversas aplicações.

Grupo de Pesquisa no CNPQ

Laboratórios de Pesquisa

Laboratório de Modelagem Molecular e Simulação Computacional de Nano-Bio Sistemas

Prof. Dr. Eduardo de Faria Franca