Laboratório

por Fernando Bergamini
Publicado: 13/11/2019 - 11:23
Última modificação: 26/04/2021 - 20:06

Nome e descrição do grupo:

O Laboratório de Química Ambiental (LaQAmb), do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, é constituído por pesquisadores doutores e por alunos do programa de pós-graduação em Química (mestrandos e doutorandos), assim como por alunos de iniciação científica. A linha de pesquisa predominante é baseada na utilização de processos convencionais (coagulação-floculação) e Processos de Oxidação Avançada – POA (Fenton – Fe2+/H2O2, foto-Fenton - Fe2+/H2O2/UV, fotocatálise heterogênea – TiO2/UV e TiO2/H2O2/UV e, fotoperoxidação – H2O2/UV-C) utilizados de forma isolada ou combinada para o tratamento de efluentes industriais e domésticos contendo compostos tóxicos e recalcitrantes. Durante a aplicação de tais processos são avaliados diferentes parâmetros físico-químicos e biológicos, com o objetivo de verificar se tais processos podem ser utilizados como alternativas de pré- ou completo tratamento, ou seja, de reunir padrões de descartes e/ou reuso de água (tratamento completo) ou de combinação com processos biológicos (pré-tratamento). Em paralelo, trabalhos de colaboração estão sendo desenvolvidos visando o aproveitamento energético e a geração de energia elétrica oriundos de resíduos sólidos urbanos.

Área de atuação:

• Tratamento de águas residuárias industriais e domésticas
  • Desenvolvimento de metodologia cromatográfica para identificação e quantificação de gases combustíveis oriundos de resíduos sólidos urbano

Grupo de Pesquisa

Laboratório de Química Ambiental