Iniciação Científica

por Portal IQ
Publicado: 17/03/2021 - 16:32
Última modificação: 11/11/2022 - 13:42

1 . Apresentação

A Iniciação Científica (IC) é uma oportunidade destinadas aos estudantes de graduação, possibilitando o primeiro contato com grupos e linhas de pesquisas desenvolvidas nas unidades acadêmicas. A IC proporciona ao estudante aprender técnicas e métodos científicos através da orientação de um pesquisador, estimulando o desenvolvimento do raciocínio científico, bem como a criatividade e o pensamento crítico.

Qualquer estudante dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial pode ingressar na IC.

Para isso, acesse os Grupos de Pesquisa existentes no IQUFU, confira os Docentes responsáveis, entre em contato e converse com esses Docentes, conheça os Laboratórios de Pesquisa do IQUFU e avalie a área que você deseja conhecer e ingressar para realizar sua IC. A experiência desenvolvida durante a sua IC pode resultar no seu Trabalho de Conclusão de Curso, seja para o TCC do curso de Licenciatura em Química como também para o TCC do curso de Química Industrial. Você também pode pedir aproveitamento das horas da Iniciação Científica em Atividades Complementares. Acesse Serviços e confira.

A IC pode ser realizada com financiamento de bolsa (PIBIC e PIBITI) ou sem financiamento (PIVIC). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP) da UFU é responsável pelos editais de seleção de bolsista de IC e pelo registro de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC).  Abaixo se encontram as descrições de cada modalidade de IC.  Conheça também o número de bolsas PIBIC e PIBIT dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial clicando aqui.

Com o intuito de incentivar o ingresso nas diversas áreas das ciências, a IC na UFU pode ser realizada também por estudante do ensino médio (PIBIC-EM). Então, se você está cursando o ensino médio e se interessa em ciências, confira na descrição abaixo sobre essa oportunidade.


2 . Oportunidades de Iniciação Científica 

PIVIC

O Programa de Iniciação Científica Voluntária Institucional (PIVIC) permite o registro de Projeto de Pesquisa dos estudantes de graduação que realizam a IC sem bolsa, ou seja, voluntariamente.  A ProPP é responsável por esse cadastro e emite um certificado para o estudante e o orientador ao final do projeto. O registro ocorre apenas duas vezes ao ano. Para conhecer o programa e saber as informações necessárias para o cadastro acesse o link http://www.propp.ufu.br/servicos/dirpe-iniciacao-cientifica-voluntaria-fluxo-continuo.

Requisitos:

  • Poderão ser orientadores docentes e técnicos administrativos, ambos com titulação mínima de MESTRE e alunos de pós-graduação de doutorado e pós-doutorado, regularmente matriculados na UFU, que tenham pelo menos mais um ano de vínculo com a instituição. Professores substitutos poderão registrar projetos no PIVIC, desde que sejam Mestres e que tenham contrato de, no mínimo, um ano na Instituição
  • O aluno deverá dedicar 20h semanais ao desenvolvimento da pesquisa
  • Para receber o certificado, o projeto deverá ter no mínimo 6 meses de execução

PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é financiado pelo CNPq e FAPEMIG em parceria com a UFU e destinados aos alunos de graduação.  

A ProPP-UFU é responsável por esse cadastro. Fiquem atentos às oportunidades que serão divulgadas na página de Editais da ProPP-UFU. Para conhecer o programa e saber as informações necessárias para o cadastro acesse http://www.propp.ufu.br/procedimento/programas-de-iniciacao-cientifica-graduacao. Conheça o número de bolsas PIBIC dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial clicando aqui.

Requisitos PIBIC UFU/ CNPq:

  • Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado na Instituição e ter um professor orientador. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica. 
  • O professor poderá ter apenas um aluno PIBIC por edital. Para ser orientador, é necessário ser docente efetivo ou técnico administrativo da UFU, no regime de trabalho de 40 horas ou 40 horas DE, com a titulação de Doutor. O orientador não pode estar afastado e/ou licenciado da Instituição, a qualquer título, durante o período de vigência do plano(s) de trabalho do(s) aluno(s).
  • Demais requisitos deverão ser verificados no próprio edital.

Tabela com link de Editais PIBIC/UFU/CNPq

Ano Edital
2022-1 Edital DIRPE No.6/2022
2021-1 Edital DIRPE No.3/2021
2020-1 Edital DIRPE No.4/2020

Requisitos PIBIC UFU/FAPEMIG:

  • Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado na Instituição a partir do 3º período ou do 2º ano de curso e ter um professor orientador.  O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica.
  • O professor poderá ter apenas um aluno PIBIC por edital. Para ser orientador, é necessário ser docente efetivo ou técnico administrativo da UFU, no regime de trabalho de 40 horas ou 40 horas DE, com a titulação de Doutor. O orientador não pode estar afastado e/ou licenciado da Instituição, a qualquer título, durante o período de vigência do plano(s) de trabalho do(s) aluno(s). 
  • Demais requisitos deverão ser verificados no próprio edital.

Tabela com link de Editais PIBIC/FAPEMIG/UFU

Ano Edital
2022 Edital DIRPE No.7/2022
2021 Edital DIRPE No.10/2021

 

PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é financiado pelo CNPq em parceria com a UFU e destinados aos alunos de graduação. Esse programa visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. 

O edital PIBITI/UFU/CNPq é lançado no primeiro semestre de cada ano. A ProPP-UFU é responsável por esse cadastro. Fiquem atentos às oportunidades que serão divulgadas sempre no início do semestre na página de Editais da ProPP-UFU. Para conhecer o programa e saber as informações necessárias para o cadastro acesse http://www.propp.ufu.br/servicos/dirpe-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-em-desenvolvimento-tecnologico-e. Conheça o número de bolsas PIBIT dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial clicando aqui.

Requisitos:

  • Para concorrer neste edital é necessário ser aluno regularmente matriculado na  Instituição e ter um orientador. O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Tecnológica.
  • O orientador poderá ter apenas um aluno PIBITI por edital. Para ser orientador é necessário ser docente efetivo ou técnico administrativo da UFU, no regime de 40 horas  ou 40 horas DE, com titulação de Doutor. O orientador não pode estar afastado e/ou licenciado da Instituição, a qualquer título, durante o período de vigência do  projeto.

Tabela com link de Editais PIBITI/UFU/CNPq

Ano Edital
2022-1 Edital DIRPE No.5/2022
2021-1 Edital DIRPE No.5/2021
2020-1 Edital DIRPE No.5/2020

PIBIC(EM)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM) é financiado pelo CNPq em parceria com a UFU e destinados aos alunos alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio de escolas públicas. Esse Programa visa incentiva o ingresso de jovens estudantes nas diversas áreas das ciências através do incentivo na participação em projetos de pesquisa realizados na UFU por um período de um ano. A FAPEMIG também tem financiamento nesse programa, PIBIC-Jr, porém desde 2019 não abre editais desse financiamento. 

O edital PIBIC-EM/UFU/CNPq é lançado no primeiro semestre de cada ano. A ProPP-UFU é responsável por esse cadastro. Fiquem atentos às oportunidades que serão divulgadas sempre no início do semestre na página de Editais da ProPP-UFU. Para conhecer o programa e saber as informações necessárias para o cadastro acesse http://www.propp.ufu.br/procedimento/programas-de-iniciacao-cientifica-ensino-medio.

 

Requisitos PIBIC-JR/FAPEMIG e PIBIC-EM/CNPq:

  • Para ser orientador, é necessário ser docente efetivo ou técnico administrativo da UFU, no regime de trabalho de 40 horas ou 40 horas DE, com a titulação mínima de Mestre.
  • O orientador não pode estar afastado e/ou licenciado da Instituição, a qualquer título, durante o período de vigência do plano(s) de trabalho do(s) aluno(s).
  • O orientador poderá ter até dois alunos PIBIC-JR por edital.
  • Os alunos do ensino médio de escolas públicas serão selecionados pelos orientadores.

Tabela com link de Editais PIBIC-EM/UFU/CNPq

Ano Edital
2022-1 Edital DIRPE No.8/2022
2021-1 Edital DIRPE No.6/2021
2020-1 Edital DIRPE No.6/2020

Outras oportunidades

Os pesquisadores do IQUFU podem eventualmente disponibilizar bolsas de IC em seus projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento como CNPq ou FAPEMIG, por exemplo. Existem também oportunidades de bolsas de IC em Instituições Externas à UFU como o Instituto Sua Ciência, por exemplo. Converse com seu orientador.


3 . Prêmio de Iniciação Científica 

Você sabia que os projetos desenvolvidos durante a Iniciação Científica na UFU podem ser premiados? É uma premiação interna e esses trabalhos podem concorrer à premiação nacional. Confira na tabela abaixo os projetos premiados internamente e que concorreram ao prêmio nacionalmente.

Tabela com link dos Prêmio de Iniciação Científica

Ano Edital
2022-1 PROPP No.1/2022
2021-1 Edital DIRPE No.1/2021Classificação
2020-1 Edital DIRPE No.1/2020

4 . Iniciação Científica no IQUFU em números