Acontece

Profa. Elaine Kikuti participa do UFUCAST – EP42 e divulga Programa interdisciplinar de formação e divulgação científica em Gastronomia Molecular

Publicado: 26/01/2023 - 11:37
Última modificação: 26/04/2023 - 23:47

A professora Elaine Kikuti do IQ-UFU é coordenadora do “Programa interdisciplinar de formação e divulgação científica em Gastronomia Molecular” (Registro no SIEX 26461), programa que busca compartilhar os estudos dos processos físicos, químicos e biológicos que transformam os alimentos e modificam suas texturas, aromas e sabores para criar novas receitas ou recriar as receitas tradicionais. Isso tudo numa perspectiva científica e acessível.

Foi nesta perspectiva que em janeiro de 2023 o quadragésimo segundo episódio do “UFUCast”, videocast produzido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), contou com a presença da professora Elaine Kikuti, do IQ-UFU, juntamente com a nutricionista Taynara Cruvinel, do Restaurante Universitário da UFU no campus Monte Carmelo. No episódio, foi discutido a nutrição e a química dos alimentos e como estes podem contribuir para uma alimentação saudável. O episódio pode ser acessado na íntegra no link https://www.youtube.com/watch?v=_MePYIIqK4w.

Foto 1: Participação no UFUCast-EP42.

Este ano o projeto “Divulgação científica: há ciência em tudo o que comemos e bebemos”, registro no SIEX 27448, visa trabalhar com o aproveitamento integral dos alimentos e serão propostas ações presenciais com parte prática e teórica como oficinas em escolas, minicursos em parceria com a CIEPS - Centro de Incubação de Empreendimentos Populares e Solidários. Nossa equipe é formada por alunos dos cursos de Química Industrial, Química Licenciatura e de Ciências Sociais que trabalham de forma voluntária. Todas as ações do programa, receitas e curiosidades são divulgadas no Instagram @gastronomiamolecularufu e no Facebook pela página Gastronomia Molecular UFU. Parceiros e colaboradores interessados em conhecer mais sobre nosso programa/projetos entrarem em contato por email gastronomiamolecular2023@gmail.com ou pelo WhatsApp (34) 3291-8342 ou com os membros da equipe GM. Esperamos por vocês.

João Pedro Marinho Rodrigues - Ciências Sociais

Athirson Ruan Barbosa Lourenço - Química Industrial