Projeto de Extensão "Terapia Fotodinâmica na Podologia"

Atendimento voluntário aos idosos no FASE (Fundação de Ação Social Evangélica)
Publicado: 23/01/2023 - 15:01
Última modificação: 26/04/2023 - 23:48

A Professora Tayana Mazin Tsubone do IQ-UFU, juntamente com Professora Daniela Lisboa Ribeiro do ICBIM-UFU e Professora Renata Galvão do ICENP-UFU, estão desenvolvendo um projeto de extensão que oferece tratamento (gratuito) a base de Terapia Fotodinâmica contra onicomicose (micose nas unhas), verrugas plantares por HPV (olho de peixe) e úlceras em pés diabéticos.

Este Projeto de Extensão "Terapia Fotodinâmica na Podologia" (Registro SIEX 27966) associado à pesquisa, visa transferir o conhecimento gerado na área da Terapia Fotodinâmica (TFD) para profissionais da podologia, biomedicina, enfermagem e medicina, por meio de atendimento à pacientes voluntários que queiram participar estudo clínico controlado (aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Seres Humanos, nº CAAE 60755922.0.0000.5152), permitindo estabelecer um protocolo clínico mais eficaz e baseado em evidências científicas.

A iniciativa conta com a parceria da clínica Podologia Vilma Carvalho, e as podólogas voluntárias Cláudia Ribeiro, Cleide Carvalho e Patrícia Cândida. Parceiros interessados em colaborar no projeto, entrar em contato por e-mail tayana.tsubone@ufu.br ou pelo whatsapp (34) 3291-8351.

Foto 1: Uma parte da equipe do projeto: Cleide Carvalho (Podóloga), Cláudia Ribeiro (Podóloga), Vilma Carvalho (Podóloga), Tayana Tsubone (coordenadora do projeto) e Patrícia Cândido (estudante de podologia).

Este tipo de atendimento tem o objetivo de promover uma melhora na técnica Terapia Fotodinâmica, associando a mesma com aplicação de ácido tricloroacético, permitindo que os pacientes possam eliminar mais rapidamente a doença.

A técnica da Terapia Fotodinâmica (TFD) se baseia na aplicação de um corante que ao interagir com a luz, geram espécies reativas de oxigênio, capaz de oxidar as membranas de vírus e bactérias, matando ou inativando esses microorganismos.

Foto 2: aplicação da Terapia Fotodinâmica utilizando azul de metileno e luz vermelha.
Foto 2: Aplicação da Terapia Fotodinâmica utilizando azul de metileno e luz vermelha.

Em Janeiro de 2023 iniciamos um primeiro atendimento voluntário aos idosos no FASE (Fundação de Ação Social Evangélica), uma casa de idosos localizada no Bairro Santa Luzia de Uberlândia-MG. Estaremos disponíveis, durante o primeiro semestre de 2023, para o atendimento gratuito de pacientes interessados em participar, que tenham onicomicose (ou micose nas unhas) ou verrugas plantares (conhecido como olho de peixe) ou úlceras de pés diabéticos.

Foto 3: atendimento na casa de repouso FASE – Santa Luzia, Uberlândia/MG
Foto 3: Atendimento na casa de repouso FASE – Santa Luzia, Uberlândia/MG.

Informações adicionais sobre esse trabalho de extensão em https://lifebio.wixsite.com/iqufu/extens%C3%A3o

Acesse a reportagem completa no COMUNICA UFU: https://comunica.ufu.br/node/22437