Maria Stela da Costa Gondim

In memoriam
Titulação:
Data de ingresso:
09/10/2009 (14 anos, 6 meses, 17 dias)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Qualificação:

Atua na área de Educação em Química, com ênfase principalmente nos seguintes temas:

• Ensino de Ciências
• Saberes Populares

Algumas Publicações Científicas:

• FERREIRA, G. M. ; TORRES, L. A. ; GONDIM, M. S. C. ; MOREIRA, P. F. S. D. ; SILVA, P. R. ; MARQUES, R. H. S. . Atividades didáticas com enfoque CTS: aproximações ao ciclo de responsabilidade de Waks. 2010.
  • AMAURO, N. Q. ; GONDIM, M. S. C. . História de vida: implicações do ambiente escolar sobre a escolha da docência em Química.. 2010.
  • FERREIRA, G. M. ; TORRES, L. A. ; GONDIM, M. S. C. ; MOREIRA, P. F. S. D. ; SILVA, P. R. ; MARQUES, R. H. S. . Atividades didáticas com enfoque CTS: aproximações ao ciclo de responsabilidade de Waks?. In: II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-So- ciedade no Ensino de Ciências (SIACTS-EC), 2010, Brasília. II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-So- ciedade no Ensino de Ciências (SIACTS-EC), 2010.
  • GONDIM, M. S. C. ; MÓL, Gerson de Souza . Saberes populares e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 30, p. 3-9, 2008.
  • GONDIM, M. S. C. ; MÓL, Gerson de Souza . Saber popular e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • FIELDS, Karla Amancio Pinto ; QUEIROZ, Carla Regina ; GONDIM, M. S. C. . Promoção da formação de licenciandos em Química por meio da utilização de materiais paradidáticos. São Paulo: Moderna, 2002 (Site Educacional da Editora Moderna).
Formação:

Possui bacharelado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1994), licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998), mestrado em Ensino de ciências (área de concentração: Química) pela Universidade de Brasília - UnB (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2019).