Serviço
Descarte de resíduo químico no IQUFU - Procedimento
por Administrador Portal IQ
Publicado: 01/12/2022 - 19:04
Última modificação: 19/08/2025 - 10:05
Publicado: 01/12/2022 - 19:04
Última modificação: 19/08/2025 - 10:05
Público-alvo:
De acordo com o OFÍCIO Nº 26/2022/DIRSU/PREFE/REITO-UFU de NELSON BARBOSA JÚNIOR, Diretor de Sustentabilidade da UFU (Portaria R Nº 087/2017):
- Os resíduos passíveis de tratamento precisam e devem ser processados no laboratório onde são produzidos. A compatibilidade química das substâncias que compõem os resíduos deve ser observada antes de qualquer separação ou tratamento do resíduo.
- Nos resíduos do grupo B (resíduos químicos) é necessário conhecer a concentração das substâncias presentes. Se necessário, informações sobre perigos (toxicidade, reatividade, inflamabilidade e compatibilidade de muitos produtos químicos) podem ser encontradas em MSDS (Material Safety Data Sheets) e FISPQ (Chemical Identification and Safety Data Sheets), disponíveis em vários sites na Internet.
- Os resíduos devem estar claramente rotulados na hora da entrega (vide modelo no site http://www.sustentavel.ufu.br/LRQ), com:
- I - Composição principal e secundária do resíduo / pH;
- II - Local / Data;
- III - Responsável pelo resíduo / Ramal;
- IV - Laboratório / Unidade Acadêmica;
- V - Identificação específica com Diagrama de Hommel.
- Os resíduos do grupo A2 (carcaças e outros resíduos provenientes de animais) devem ser armazenados e conservados em freezer nas unidades geradoras até a coleta para a destinação final.
- Já o acondicionamento dos resíduos do grupo A1 (resíduos infectantes) e do grupo E (perfuro cortantes) devem ser separados dos resíduos comuns para o acondicionamento correto. Os perfuro cortantes devem ser acondicionados em caixas de material rígido. E os infectantes (microrganismos vivos, etc.) devem passar por um tratamento prévio antes da destinação final, e acondicionados em sacos plásticos brancos leitosos.
- É obrigatória a segregação dos resíduos no momento da geração, de acordo com a classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA RDC, N° 306 de 07 de dezembro de 2004 e CONAMA, submetendo-os à inativação microbiana, pela própria unidade geradora.
Orientações:

Os resíduos gerados nos laboratórios de pesquisa e graduação do IQUFU deverão ser levados ao almoxarifado do IQUFU, porém, antes de levar os resíduos, o procedimento abaixo deverá ser realizado por docentes, técnicos e alunos no site: http://www.sustentavel.ufu.br/LRQ
Aqueles que perderem o período de recebimento de resíduos no almoxarifado do IQUFU deverão aguardar a data da próxima coleta!
Período de recebimento de resíduos no almoxarifado do IQUFU: Os resíduos de laboratório de Ensino e de Pesquisa deverão ser encaminhados para o almoxarifado obrigatoriamente na segunda e penúltima semana letiva de cada semestre do calendário da Graduação, uma vez que realizaremos os descartes de resíduos no IQUFU sempre na pimeira e última semana de cada semestre (técnicos de laboratório estarão disponíveis nestas semanas). Essa prática está sendo implantada de forma gradual e, neste momento, precisamos que se organizem para seguir os procedimentos estabelecidos.







