Grupo de Pesquisa

LAETE
Publicado: 24/04/2021 - 18:52
Última modificação: 26/04/2021 - 19:18

O Laboratório de Armazenamento de Energia e Tratamento de Efluentes - LAETE atua no desenvolvimento de materiais compósitos condutores a base de polímeros condutores, fosfato de ferro litiado e 2,5-dimercapto-1,3,4-tiadiazol (PDMcT) para catodos em baterias de íons lítio e/ou eletrodos em supercapacitores. Além disso, preparamos filmes poliméricos a base de celulose e seus derivados contendo diferentes porcentagens de sais de lítio e testamos como eletrólitos sólidos poliméricos em baterias de íons lítio. Portanto, realizados testes de desempenho eletroquímico do protótipo de supercapacitores em diferentes densidades de corrente e determinamos a capacitância específica, a potência e a eficiência coulômbica. Sintetizamos também hidróxidos duplos lamelares (HDL) [Co-Al-Cl] e [Zn-Al-NO3] e seus compósitos e realizamos um estudo cinético e termodinâmico da adsorção (em batelada e/ou coluna de leito fixo) de pesticidas e/ou fármacos pelos HDL em águas contaminadas.

Ademais, desenvolvemos filmes finos poliméricos para atuarem como inibidores à corrosão e calculamos a eficiência à proteção à corrosão, potencial de corrosão e densidade de corrente de corrosão e valores de resistência à transferência de carga. Cabe ressaltar que temos trabalho em parceria com o professor Dr. Sinésio Domingues Franco da Faculdade de Engenharia Mecânica, responsável pelo Laboratório de Atrito e Desgaste onde realizamos testes de permeação do hidrogênio em diferentes amostras de aço, utilizando a célula de Devanathan e determinamos o coeficiente de difusão, permeabilidade e solubilidade do hidrogênio em diferentes eletrólitos. Este estudo faz parte do projeto intitulado "Avaliação de Propriedades Mecânicas e Integridade sob hidrogenação em Amostras Miniaturas" que foi aprovado e é financiado pela Petrobras Petróleo Brasileiro S.A..

No laboratório também desenvolvemos estudos relacionados com coagulantes biodegradáveis provenientes de fontes renováveis, como as Hemiceluloses Catiônicas (HC) extraídas de casca de amendoim e os Taninos Catiônicos (TC), produto comercial adquirido da empresa TANAC, proveniente das cascas da árvore Acássia Negra, aplicados (individuais ou associados) no processo de tratabilidade físico-química (ensaios de coagulação/floculação) e separação sólido-líquido por sedimentação (formação de lodo) de um efluente industrial proveniente do processamento de milho. São investigados os diagramas de coagulação, os quais são determinados por interpolação espacial dos dados (pH de coagulação, dosagem de coagulante com parâmetros de controle de remoção de Turbidez e Cor aparente) pelo modelo de regressão de Kringing, para a obtenção de pontos ótimos com maior eficiência de coagulação.

Além disso, desenvolvemos projetos de extensão em parceria com as escolas municipais rurais de Uberlândia onde realizamos a coleta de amostras de água dos bebedouros, caixa d´água, filtros e torneiras e determinamos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos dessas águas de consumo. Realizamos também mini-cursos com os seguintes temas: Importância da água; Desperdício em atividades cotidianas; Contaminação e poluição; Doenças de veiculação hídrica e formas de tratamento e reuso das águas. Desenvolvemos uma cartilha educativa sobre os seguintes temas. Também colocamos nas escolas rurais pontos de coleta de baterias exauridas de celulares para fazer a recuperação dos metais cobalto e alumínio e reutilizá-los na síntese de hidróxidos duplos lamelares de cobalto-alumínio-cloreto para aplicação como adsorventes, eletrodos em supercapacitores e catalisadores da reação de deslocamento CO2/água e de reforma seca de metano.

Grupo de Pesquisa no CNPQ

Laboratórios de Pesquisa: