Grupo de Pesquisa

NPCBio
Publicado: 24/04/2021 - 19:26
Última modificação: 26/04/2021 - 21:31

Em janeiro de 2020 foi criado o Núcleo de Pesquisa em Compostos Bioativos (NPCBio), que é coordenado pelos professores Marcos Pivatto e Amanda Danuello Pivatto que atuam nas áreas de Química de Produtos Naturais e Química Medicinal. Dentre os objetivos, estão o estudo da flora brasileira, principalmente o Cerrado, planejamento e síntese de compostos bioativos, além da semissíntese a partir de Produtos Naturais. Os pesquisadores têm grande interesse pelos compostos nitrogenados naturais (alcaloides) e sintéticos que possam levar ao desenvolvimento de novas arquiteturas moleculares bioativas com potencial agroquímico, veterinário ou como candidatas para o desenvolvimento de fármacos. Estão em sintonia com as técnicas de vanguarda em purificação cromatográfica, síntese e identificação espectroscópica e espectrométrica. Para isso, contam com colaborações de grupos nacionais e internacionais reconhecidos, permitindo assim o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação o que promove a formação qualificada dos estudantes. Neste sentido, os professores orientam alunos de Iniciação Científica em nível de graduação e Mestrado e Doutorado no programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFU.

Áreas de atuação:

• Química de Produtos Naturais;
  • Química Medicinal;
  • Espectroscopia (IV, UV, RMN e Polarimetria) e espectrometria (EM-IE e EM-IES);
  • Avaliação biológica (doenças negligenciadas como: malária, leishmaniose e Chagas; neurodegenerativas como: Alzheimer e causadas por vírus como: dengue, chikungunya, zica e covid-19).

Técnicas desenvolvidas/utilizadas no núcleo:

• Síntese e semissíntese de compostos com potencial biológico;
  • Estudo químico de espécies nativas da flora brasileira, principalmente Cerrado;
  • Estudo químico e biológico de compostos nitrogenados naturais (alcaloides) e sintéticos;
  • Cromatografia Líquida de Alta Eficiência;
  • Cromatografia a Gás Acoplada à Espectrometria de Massas;
  • Espectroscopia no Ultravioleta e Infravermelho;
  • Espectrometria de Massas com Ionização por Electrospray;
  • Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear mono- e bi-dimenssionais.

Grupo de Pesquisa no CNPQ

Laboratórios de Pesquisa: