Grupo de Pesquisa

NUPE
Publicado: 25/04/2021 - 13:17
Última modificação: 21/09/2023 - 15:44

Os estudos no Núcleo de Pesquisas em Eletroanalítica (NuPE) do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia são voltados para o desenvolvimento de métodos eletroquímicos de análise. O grupo atua no desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo a técnicas voltamétricas (cíclica, pulso diferencial, onda quadrada), Análise por Injeção em Batelada (BIA) e Análise por Injeção em Fluxo (FIA) com detecção amperométrica e voltamétrica, Eletroforese Capilar com detecção condutométrica sem contato (CE-C4D) e métodos de preparo de amostras. O enfoque principal do grupo é o desenvolvimento de métodos de análise simples, de baixo custo, com características portáteis e com reduzida geração de resíduos (de acordo com os princípios da “Química Verde”). O grupo tem experiência com sensores de diferentes tipos de materiais, como: eletrodos impressos (“screen-printed electrodes”), eletrodos impressos usando tecnologia de impressão 3D, diamante dopado com boro, folhas de grafite descartáveis e eletrodos modificados com diferentes materiais: grafeno, nanotubos de carbono, óxido de níquel, óxido de zinco, alumina, etc...

Áreas de atuação:

• Desenvolvimento de métodos eletroquímicos de análise com características portáteis com aplicações na área de química forense;
  • Desenvolvimento de sensores descartáveis empregando a tecnologia de impressão 3D (“3D printing technology”)
  • Desenvolvimento de métodos para controle de qualidade de formulações farmacêuticas;
  • Desenvolvimento de métodos para o controle de qualidade de (bio)combustíveis;
  • Desenvolvimento de métodos aplicados à análise de amostras de interesse ambiental, do agronegócio e produtos naturais;
  • Desenvolvimento e caracterização de eletrodos modificados;
  • Estudo de propriedades de biodiesel por métodos convencionais e eletroquímicos.

Grupo de Pesquisa no CNPQ

Laboratórios de Pesquisa